Podemos ouvi-lo perguntar-se porquê, por isso, continue a ler e aprofunde-se nestas descobertas connosco.
Investigadores do King’s College London, em nome da Public Health England (PHE), divulgaram seu sétimo relatório independente, que conclui:
- Os fumadores que tentavam parar de fumar usaram produtos de vaping com nicotina como o principal auxílio em 2020 na Inglaterra.
- Em 2017, mais de 50.000 fumadores pararam de fumar com a ajuda de um produto de vaping que, de outra forma, teriam continuado a fumar.
- Os fumadores foram levados a acreditar erroneamente que o vaping era tão prejudicial quanto fumar (38%), comparado a 15% que acreditavam que o vaping era mais prejudicial.
- As taxas de sucesso mais altas de cessação do tabagismo foram encontradas entre 59,7% – 74% em 2019 e 2020, onde um auxílio de vaping foi usado para ajudar a parar de fumar.
Estas descobertas sugerem que os produtos de vaping com nicotina ajudam a parar de fumar de forma positiva, com o padrão correlacionado de aumento dos auxílios de vaping para parar de fumar versus o aumento do número de pessoas a parar de fumar com sucesso.
Quais foram os auxílios para parar de fumar mais populares na Inglaterra em 2020?
- 27,2% das pessoas usaram produtos de vaping com nicotina.
- 18,2% das pessoas usaram terapia de reposição de nicotina (NRT), como adesivos e pastilhas de nicotina.
- 4,4% das pessoas usaram medicamentos prescritos (vareniclina).
A orientação da Public Health England permanece clara ao afirmar que os fumadores devem mudar para produtos de vaping para ajudá-los a parar de fumar. Eles também sugerem que, se nunca fumou, deve evitar o vaping, e concordamos completamente!
“Fumar ainda é a principal causa evitável de morte prematura e doença – matando quase 75.000 pessoas na Inglaterra em 2019. A melhor coisa que um fumador pode fazer é parar de fumar completamente, e as evidências mostram que o vaping é um dos auxílios mais eficazes para parar de fumar disponíveis, ajudando cerca de 50.000 fumadores a parar de fumar por ano.
Milhares mais poderiam ter parado de fumar, exceto por medos infundados sobre a segurança dos cigarros eletrónicos. As evidências têm sido claras há algum tempo que, embora não seja isento de riscos, o vaping é muito menos prejudicial do que fumar.
Para qualquer pessoa que fume, especialmente aquelas que já tentaram outros métodos, recomendamos fortemente que experimente o vaping e pare de fumar – idealmente com apoio adicional do serviço local de cessação do tabagismo para a melhor chance de parar de fumar para sempre.”
Professor John Newton, Diretor de Melhoria da Saúde na PHE
A PHE está a compilar uma revisão completa das evidências sobre a segurança dos produtos de vaping, que será publicada em 2022. Esperamos que isso esclareça todas as informações erradas sobre o vaping, e mais pessoas em todo o mundo decidam fazer a mudança.
“O nosso relatório reúne descobertas de ensaios clínicos randomizados, serviços de cessação do tabagismo e estudos populacionais, e conclui que os produtos de vaping com nicotina são uma forma eficaz de parar de fumar com sucesso.
O que é preocupante é que os fumadores, especialmente aqueles de grupos desfavorecidos, acreditam incorretamente e cada vez mais que o vaping é tão prejudicial quanto fumar. Isso não é verdade e significa que menos fumadores tentam o vaping.
O objetivo para 2030 é ser livre de fumo na Inglaterra. O desenvolvimento de um novo Plano de Controle do Tabaco e a revisão deste ano das Regulamentações sobre Produtos de Tabaco e Relacionados de 2016 é uma oportunidade para garantir que as regulamentações sobre o vaping sejam adequadas. Espera-se também que as regulamentações ajudem os fumadores a parar de fumar, sem atrair pessoas que nunca fumaram.”
Professora Ann McNeill, Professora de Dependência do Tabaco no King’s College London e autora principal do relatório.
De acordo com a orientação da PHE, pode usar um vape com nicotina para apoiar a sua transição.
“Desde que os cigarros eletrónicos surgiram como uma alternativa ao tabagismo, o governo procurou encontrar um equilíbrio entre ajudar os fumadores a parar e proteger as crianças. Como a pesquisa da ASH incluída no relatório para a PHE mostra, o uso de cigarros eletrónicos entre jovens de 11 a 18 anos tem permanecido baixo, mas, por outro lado, o seu potencial como auxílio para parar de fumar em adultos não foi totalmente aproveitado.
À medida que nos esforçamos para alcançar uma nação livre de fumo até 2030, é preciso fazer mais para apoiar os fumadores adultos que poderiam beneficiar da mudança, ao mesmo tempo que eliminamos brechas nas leis que poderiam ser usadas para promover produtos para adolescentes.”
Deborah Arnott, CEO da ASH
Como obter as informações e orientações necessárias para parar de fumar?
Instituições de caridade como Cancer Research UK, fornecem ótimas informações.
“Os cigarros eletrónicos ainda são um produto relativamente novo – não são isentos de riscos, pois ainda não sabemos o seu impacto a longo prazo. Desencorajamos fortemente as pessoas que não fumaram de usá-los, especialmente os jovens. Mas a pesquisa até agora mostra que o vaping é menos prejudicial do que fumar tabaco e, como este relatório enfatiza, pode ajudar as pessoas a parar de fumar. Os efeitos a longo prazo dos cigarros eletrónicos são desconhecidos, mas os danos a longo prazo do tabaco são indiscutíveis.
O apoio dos serviços de cessação do tabagismo continua a ser a forma mais eficaz de ajudar as pessoas a parar para sempre. Os serviços podem ajudar as pessoas a encontrar a ferramenta que funciona para elas, seja o cigarro eletrónico ou não, e dar-lhes a melhor chance de reduzir o seu risco em relação ao tabaco.”
Michelle Mitchell, CEO da Cancer Research UK
Estamos satisfeitos por ouvir que tantas pessoas estão a mudar para alternativas mais seguras, como o vaping.
Já tentou parar de fumar e não teve sucesso até agora? Não se sente pronto para parar de fumar sem qualquer auxílio?
A VapeWiki está sempre disponível para oferecer ajuda sobre tudo relacionado com vaping.
Obrigado por ler!